Como o BIM está mudando a Construção Civil

A pessoa que vos escreve teve o primeiro contato em 2015. Desde a década de 80 essa tecnologia vem sendo estudada, difundida e usada, principalmente na Europa. Ela chegou aproximadamente há uma década em nosso país e os escritórios estão vendo nessa tecnologia qual o próximo passo a ser dado.

O BIM  (Building Information Model) ou em português Modelo de Informação da Construção consiste em em se modelar construções, como casas, edifícios e, depois de pronto, juntamente com a inserção de dados pertinentes, os usuários podem tirar informações úteis em todo o período de projeto e,principalmente, execução do mesmo. A sua grande vantagem sobre a tecnologia CAD é a possibilidade de ganho de tempo e produtividade na questão de antever possíveis incompatibilidades dos diversos projetos que compõem uma obra.

Todavia,  o mais importante é a mudança de cultura. É comum nos canteiros de obras esperarem aparecer problemas para assim os resolver. O que não sabem é a perda de tempo associada à esses “imprevistos” que acontecem e não se tem uma resposta técnica pensada de antemão. A perda de tempo implica sempre no aumento de custos,  o que em nossos tempos de vaca magra é inaceitável.

Ainda hoje, profissionais especializados fazem seus projetos sem pensar “no todo”,  deixando para o gerenciador de projetos lidar com essa compatibilização. Com o BIM,  isso vai mudar, pois pode adiantar essa discussão e evitar retrabalhos e dor de cabeça aos projetistas.

O software mais famoso no Brasil de BIM é o Revit, da empresa AutoDesk, contudo está longe de ser o único no mercado.

Texto escrito por Douglas Cesário, ex menbro do Crea Jr – MG Núcleo de Juiz de Fora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close