Mulheres na Engenharia

O mercado de trabalho vem passando por grandes transformações, e uma delas é a inserção das mulheres nos lugares onde era exclusivo para homens. Uma das áreas em que foi uma surpresa o destaque que as mulheres têm realizado é naEngenharia, seja ela qual for, produção, civil, elétrica, ambiental e sanitária, entre outras. Durante muitos anos as universidades de engenharia eram compostas apenas por homens, e aos poucos essa realidade vem mudando e nós mulheres temos conquistado o nosso espaço e trazendo muitos benefícios para a sociedade.

Hoje, como aluna do curso de engenharia de produção, vejo que ainda a maioria dos profissionais nessa área são homens, mas que com o esforço e dedicação estamos alcançando a nossa valorização e lugar no mercado de trabalho que sempre necessita de passar por mudanças e está em busca de profissionais qualificados e com força de vontade para estar atuando em prol de melhorias. As dificuldades vão aparecer, mudanças na economia do país, empresas falindo, índice alto de desemprego, mas não podemos desistir, temos que correr atrás ,pois há lugar para todos no mercado, basta um pouco de dedicação e não deixar que o primeiro empecilho acabe com os nossos sonhos!

Diante de tantas idas e vindas da economia, eu sentia a necessidade de ir além do ambiente acadêmico, buscar o meu melhor e até mesmo um diferencial. Nesses meus quatro anos de graduanda ajudei na realização e organização de eventos acadêmicos, encontros estaduais, participei e liderei uma organização estudantil, o Crea Minas Júnior Núcleo Juiz de Fora onde tive diversos desafios que me fizeram crescer profissionalmente, ter contatos com pessoas incríveis que contribuíram com esse crescimento e pude me afirmar como uma futura profissional da área e descobrir a essência da minha vida.

Por fim, deixo uma dica para todas as mulheres que tem o sonho de estar entrando no mundo das engenharias: a caminhada durante o curso não é nada fácil (como já se pode escutar por aí, que é difícil, tem muito cálculo…) enfim, não é fácil, assim como tudo na vida não é, mas são obstáculos que vão te fortalecer para que você esteja preparada para quando estiver inserida no mercado. Se você realmente gosta daquilo que se propõe, basta acreditarque é possível, realizar as tarefas com o coração e você vai conseguir alcançar todos os seus objetivos.

 

Ah! E eu não podia deixar de falar! Aproveite todo o tempo durante a graduação, participe de grupos estudantis (Crea-Minas Júnior <3), empresas juniores, iniciação cientifica, atlética, projetos voluntários… tudo! Porque é lá que você vai construir o profissional que vai ser inserido no mercado!

Texto escrito por Vanessa Rodrigues, Graduanda em Engenharia de Produção e ex-Coordenadora Geral do Núcleo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close